FRA / ÇÃO
Fração é um troço que eu aprendi. Mas eu acho que atualmente tem alguma coisa bem errada com o ensino lá pela 3ª, 4ª séries. Porque a partir da 5ª, o que mais escuto é: “Oh, essa aqui eu já sei que eu não vou conseguir resolver... Mas, por quê??? Porque tem fração”.
Eu lembro que eu dividia a pizza, as barras de chocolate...menino, vai ver foi isso. Com esse lance de comida gostosa no meio, não tinha como eu não aprender, né? Era o numerador em cima, indicando as fatias e os pedacinhos, e o denominador embaixo. Uma fração significa dividir algo em partes iguais. Assim:
indica a : b , sendo a e b números naturais, e b diferente de 0. a representa o numerador e b, o denominador.Daí elas podem ser próprias, impróprias ou aparentes. E tem também as equivalentes, que obtemos através da simplificação de frações, quando devemos dividir o numerador e o denominador por um mesmo número inteiro. E haja testa franzida escutando essas orientações.
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Pois eu pintava as barrinhas com tanto capricho. Adorava escrevê-las por extenso. Principalmente quando chegava a parte de colocar a palavra “avos”. Um doze avos! Acho tão charmoso. Lembro que no colégio, uma coleguinha transformava os “avos” em “avós”.
Pois, gente, não importa a série...“E agora? O item “e” tem fração”. “Tu é muito sabida, Papah...faz com a gente os primeiros e deixa os mais difíceis pra gente fazer sozinha. Olha esse...tem até fração!!
Até que chega o capítulo onde se aprende RAZÃO. Mas olhaaaaaa....a fração disfarçada, pensam que eu não me toco. Não entendo o medo...um número, um tracinho, outro número embaixo.
Acho que a questão do individualismo gera seres egoístas. Apelei, em plena 8ª série, para a divisão de bombons entre amigos. A menina não aceitava por nada que 3/2 eram 1,5. Mesmo depois de fazer a conta: no papel E na calculadora.Então, eu, pacientemente, disse: “Você tem 3 bombons. Você tem 2 amiguinhas. Você vai dividir os bombons. Você entrega um bombom para cada amiga, ok? Ok, ela diz empolgada. Ufa! Agora tem mais um bombom. O que você vai fazer, se você tem 2 amigas? “Eu vou ficar pra mim e comer, né, Paola? Porque se nós somos três, e eu ainda nem ganhei bombom nenhum....”
Tive vontade de chorar. Mas passou. Em uma fração de segundos.
Eu lembro que eu dividia a pizza, as barras de chocolate...menino, vai ver foi isso. Com esse lance de comida gostosa no meio, não tinha como eu não aprender, né? Era o numerador em cima, indicando as fatias e os pedacinhos, e o denominador embaixo. Uma fração significa dividir algo em partes iguais. Assim:
indica a : b , sendo a e b números naturais, e b diferente de 0. a representa o numerador e b, o denominador.Daí elas podem ser próprias, impróprias ou aparentes. E tem também as equivalentes, que obtemos através da simplificação de frações, quando devemos dividir o numerador e o denominador por um mesmo número inteiro. E haja testa franzida escutando essas orientações.
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Pois eu pintava as barrinhas com tanto capricho. Adorava escrevê-las por extenso. Principalmente quando chegava a parte de colocar a palavra “avos”. Um doze avos! Acho tão charmoso. Lembro que no colégio, uma coleguinha transformava os “avos” em “avós”.
Pois, gente, não importa a série...“E agora? O item “e” tem fração”. “Tu é muito sabida, Papah...faz com a gente os primeiros e deixa os mais difíceis pra gente fazer sozinha. Olha esse...tem até fração!!
Até que chega o capítulo onde se aprende RAZÃO. Mas olhaaaaaa....a fração disfarçada, pensam que eu não me toco. Não entendo o medo...um número, um tracinho, outro número embaixo.
Acho que a questão do individualismo gera seres egoístas. Apelei, em plena 8ª série, para a divisão de bombons entre amigos. A menina não aceitava por nada que 3/2 eram 1,5. Mesmo depois de fazer a conta: no papel E na calculadora.Então, eu, pacientemente, disse: “Você tem 3 bombons. Você tem 2 amiguinhas. Você vai dividir os bombons. Você entrega um bombom para cada amiga, ok? Ok, ela diz empolgada. Ufa! Agora tem mais um bombom. O que você vai fazer, se você tem 2 amigas? “Eu vou ficar pra mim e comer, né, Paola? Porque se nós somos três, e eu ainda nem ganhei bombom nenhum....”
Tive vontade de chorar. Mas passou. Em uma fração de segundos.
6 Comments:
Adorava quando tinha problemas de fração sobre fração. Daquelas que preservava uma e multiplicava pelo inverso da outra. Achava lindo. O supra sumo do conhecimento matemático.
kkkkkkkkkkkkkkk
Eu tbm dava o maior valor. Repete a primeira e multiplica pelo inverso da segunda. Tuuuudo de bom!!!!
paulinhaaaaaaaaaaaa!!!
vc fica pedindo pra eu comentar aqui.. sendo que você escreve tão bem que eu fico até com vergonha!!
tudo tá lindo aqui.. desde o nome, aos textos! e a gente fica só babando!!!
já falei que qndo vc escrever um livro vai ficar rica!!! kkkkkkkkkk
Agora que ja comentei no seu "coiso".. vou dizer que a saudade tá grande e que tô contando os segundos pra chegar ai!!!
beijossssssssssssss
Te amo!!
Paola, amei!!! ~
Lembro-me como se fosse hoje das fatias de pizza desenhadas em nossos livros de matematica...
E da gente, dividindo tais fatias em alguma Pizza Hut perdida por aí.. Hahahahaha.. Acho que por isso aprendemos, não?!
Quanto a "repetir a primeira e multiplicar pelo inverso da segunda", concordo com o Fernandinho.. era o maximo!!! Provava quem eram aqueles que ja dominavam a materia.. Hahahahaha..
Me divirto demais com teus textos!!
Ja estou na espera da "esquadrilha.. da fumaça!"
Mulhé, pahpah, tu escreve bem demais...
E outra: se tivesse seguido o seu método, eu podia hoje gostar mais um pouquinho de matemática! KAKAKAKA Beijos linda.
papahzinhaaa
q lindo, a minha escritora favorita xD
hauhauhauhauhau
bjo
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