Sunday, November 19, 2006

FRA / ÇÃO

Fração é um troço que eu aprendi. Mas eu acho que atualmente tem alguma coisa bem errada com o ensino lá pela 3ª, 4ª séries. Porque a partir da 5ª, o que mais escuto é: “Oh, essa aqui eu já sei que eu não vou conseguir resolver... Mas, por quê??? Porque tem fração”.

Eu lembro que eu dividia a pizza, as barras de chocolate...menino, vai ver foi isso. Com esse lance de comida gostosa no meio, não tinha como eu não aprender, né? Era o numerador em cima, indicando as fatias e os pedacinhos, e o denominador embaixo. Uma fração significa dividir algo em partes iguais. Assim:

indica a : b , sendo a e b números naturais, e b diferente de 0. a representa o numerador e b, o denominador.Daí elas podem ser próprias, impróprias ou aparentes. E tem também as equivalentes, que obtemos através da simplificação de frações, quando devemos dividir o numerador e o denominador por um mesmo número inteiro. E haja testa franzida escutando essas orientações.
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Pois eu pintava as barrinhas com tanto capricho. Adorava escrevê-las por extenso. Principalmente quando chegava a parte de colocar a palavra “avos”. Um doze avos! Acho tão charmoso. Lembro que no colégio, uma coleguinha transformava os “avos” em “avós”.
Pois, gente, não importa a série...“E agora? O item “e” tem fração”. “Tu é muito sabida, Papah...faz com a gente os primeiros e deixa os mais difíceis pra gente fazer sozinha. Olha esse...tem até fração!!

Até que chega o capítulo onde se aprende RAZÃO. Mas olhaaaaaa....a fração disfarçada, pensam que eu não me toco. Não entendo o medo...um número, um tracinho, outro número embaixo.

Acho que a questão do individualismo gera seres egoístas. Apelei, em plena 8ª série, para a divisão de bombons entre amigos. A menina não aceitava por nada que 3/2 eram 1,5. Mesmo depois de fazer a conta: no papel E na calculadora.Então, eu, pacientemente, disse: “Você tem 3 bombons. Você tem 2 amiguinhas. Você vai dividir os bombons. Você entrega um bombom para cada amiga, ok? Ok, ela diz empolgada. Ufa! Agora tem mais um bombom. O que você vai fazer, se você tem 2 amigas? “Eu vou ficar pra mim e comer, né, Paola? Porque se nós somos três, e eu ainda nem ganhei bombom nenhum....”

Tive vontade de chorar. Mas passou. Em uma fração de segundos.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Adorava quando tinha problemas de fração sobre fração. Daquelas que preservava uma e multiplicava pelo inverso da outra. Achava lindo. O supra sumo do conhecimento matemático.

6:45 AM  
Blogger Papah said...

kkkkkkkkkkkkkkk
Eu tbm dava o maior valor. Repete a primeira e multiplica pelo inverso da segunda. Tuuuudo de bom!!!!

11:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

paulinhaaaaaaaaaaaa!!!
vc fica pedindo pra eu comentar aqui.. sendo que você escreve tão bem que eu fico até com vergonha!!

tudo tá lindo aqui.. desde o nome, aos textos! e a gente fica só babando!!!
já falei que qndo vc escrever um livro vai ficar rica!!! kkkkkkkkkk

Agora que ja comentei no seu "coiso".. vou dizer que a saudade tá grande e que tô contando os segundos pra chegar ai!!!
beijossssssssssssss
Te amo!!

11:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Paola, amei!!! ~
Lembro-me como se fosse hoje das fatias de pizza desenhadas em nossos livros de matematica...
E da gente, dividindo tais fatias em alguma Pizza Hut perdida por aí.. Hahahahaha.. Acho que por isso aprendemos, não?!
Quanto a "repetir a primeira e multiplicar pelo inverso da segunda", concordo com o Fernandinho.. era o maximo!!! Provava quem eram aqueles que ja dominavam a materia.. Hahahahaha..
Me divirto demais com teus textos!!
Ja estou na espera da "esquadrilha.. da fumaça!"

8:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mulhé, pahpah, tu escreve bem demais...
E outra: se tivesse seguido o seu método, eu podia hoje gostar mais um pouquinho de matemática! KAKAKAKA Beijos linda.

5:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

papahzinhaaa

q lindo, a minha escritora favorita xD



hauhauhauhauhau



bjo

5:21 PM  

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