Thursday, September 20, 2007

Se ao menos você soubesse...

Acho que é uma das músicas deles de que mais gosto. Foi a primeira canção, em 1983, quando eu não sabia nem falar... Escutando agora eu vejo que eu nem teria maturidade pra entender a letra, mas sabia que eu gostava.
"Isso porque ele mentiu, porque te ganhou e partiu..."

Wednesday, September 12, 2007

(des) orientada

A professora pediu que eu fizesse uma redação. Quando eu li a proposta fiquei lá paradona, pensando..."Sai descrivere il percorso da casa tua alla scuola?" É uma pergunta, né...então tudo que eu queria era dizer um NÃOOOO bem grande. Porque eu não sei. Mesmo.
A professora deve ter notado minha cara de abestada e se aproximou. Então eu disse:
-Eu não sei fazer.
-Se você fizer um mapa...ajuda.
-Eu não sei fazer o mapa, porque eu não sei explicar esse percurso.
-Então comece pela Av. 13 de maio.
-Não muda nada, pra mim...
- Mas você tem que fazer.
-Pois eu posso inventar?
-Paola, é um pouco absurdo inventar...
-Eu acho mais absurdo eu deixar de fazer só porque tenho desvios de orientação. Não saberia explicar, ainda que fosse em Português.
Ela deve ter se convencido, porque depois de uma respiração daquelas que a gente solta quando perde a paciência, falou: "Ah, va bene"
Então minha redação ficou mais ou menos assim:
"Vai sempre direto pela 13 de maio, dobra à direita no segundo quarteirão, depois atravessa uma praça e dobra à esquerda no terceiro quarteirão. A universidade fica em frente a uma grande igreja, conhecida como Igreja de Fátima."

Tuesday, September 11, 2007

Gato odeia samba

Fiquei muito surpresa no último feriado quando meu pai me disse que os tamborins eram fabricados se utilizando de pele de gato.
Como podem ter sido tão cruéis??? - eu quis saber.
E para provar ele cantou a música do negro gato bem no trecho "“Eu sou um negro gato de arrepiar / e esta minha vida é mesmo de amargar! (...) / um dia lá no morro, pobre de mim / queriam minha pele para tamborim / apavorado, desapareci no mato! eu sou um negro gato...”
E eu que nunca havia entendido o motivo daquela pele de gato na série triboelétrica (vidro-mica-lã-pele de gato-seda-algodão-ebonite), fiquei olhando a Meg ali estirada e imaginando quantos tamborins poderiam ser feitos da pele dela. Acho que os de uma escola de samba inteira, pra dizer a verdade...