Monday, November 27, 2006

A função social das "aspas"

Dentre todos os sinais de pontuação, acredito que as aspas sejam o mais "versátil". É, porque nenhum outro é tão utilizado para tantas "funções". Assim, se o sujeito não sabe que palavra usar, ASPAS em outra....se quer dar uma "ênfase"...ASPAS.
Quantos e quantos orkuts levam aspas nos seus "about me"? (para expressões em outra língua, usamos as aspas). O meu é um...mas está lá uma citação.
E tem aqueles que não trazem nada além das reticências...mas pra que deixá-las tão soltas, quando se pode colocá-las entre aspas? Assim, oh: about me: "...".
Profundo, muito profundo...mas tão profundo deve ser o significado disso, que eu nem me arrisco a entender.
O fato é que faz tempo que as aspas deixaram de ter utilidade apenas quando do uso da citação, da ênfase, dos termos estrangeiros ou dos neologismos.
Hoje, as aspas fazem parte não só da escrita; elas viraram um gesto...veja só: quem nunca viu aquele amigo que, ao contar uma história, no auge da empolgação, ao tentar dar um tom de ironia, ou não achar a palavra exata, apenas posiciona as duas mãos no ar, na altura do rosto, balançando os dedinhos indicador e médio, "imitando" as aspas???? São dois movimentos, bem depressa, como se as escrevesse no ar. E o pior...todo mundo entende...sabe que não se está falando no sentido "literal" da palavra.
Fora quando você vai falar praquela amiga o que o "Fulano" disse...."Mulher, ele falou assim: (abre aspas... tananam, tananam, tananam, tananam....fecha aspas). Tu acredita???"
Nunca vi nada igual...nem com vírgula, nem com ponto, interrogação ou exclamação. Nem com parênteses ou reticências, dois pontos ou travessão...realmente, os outros sinais de pontuação, sejam de entoação ou de pausa, que me desculpem, mas só as "aspas" estão assim...tão..."presentes" em nossas vidas. Na minha, pelo menos..tenho uma grande amiga que ama. Ela provavelmente vai querer me "matar" quando ler isso daqui...
Tomara que ela encare como uma "homenagem"...

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Claro que eu tinha que ser a primeira, ne!? Afinal...
Nao sei se me defendo, rio, choro, fico com raiva ou ignoro... Acho que escolho rir!!!
Rir dela zombando de mim pq sei que ela só faz isso quando adora alguem.. e ela AMA pegar no meu pé! Tem que ter algum sentido nisso, entao..
Hahahahahaahaha!
O proximo posto tu fala sobre os meus "tres pontinhos" (entre aspas, obvio!), viu, sua bebe mais gaiata de todas!!!
Adorei a brincadeira e prometo nunca mais usar aspas.. (e é claro que nao vou cumprir, senao, essa nao seria eu!) :P
Um beijo de quem estava morrendo de saudade...

8:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

As aspas dão também certa imunidade a quem as utiliza. É como se quem delas se valesse estivesse mais livre para criar. E isso é importantíssimo. Tomar o sentido "emprestado" de uma palavra quando não se sabe aonde se escondeu aquele diabo de palavra certa para o momento certo, é uma alívio e tanto. No auge do desespero comunicativo, em uma situação embaraçosa qualquer, ou por pura preguiça ou má vontade intelectual mesmo, as aspas estão ali: soltas no ar para serem tomadas com os dedinhos, ou cheias de boa vontade no bico de uma caneta.
É há uma maestria qualquer em se saber utilizá-las. E por isso é tão justa, tão bela, e tão engraçada a homenagem que só você seria capaz de fazer.

Um beijo bem grande,
"F".

9:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eita que parece que eu to vendo a Naia falando com os dedinho no ar. ehehhehe

10:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Papah, estou vendo q vc tem o dom da escrita, pois achei lindo e até poetico oq vc escreveu sobre uma coisa tao boba como as "aspas". A gente percebe que gosta e se identifica com oq uma pessoa escreve quando ela consegue dizer tudo aquilo que a gente pensa sobre uma coisa, mas q na verdade nao chegou verdadeiramente a pensar....estava dormindo aqui na cabeça. Escreve mais, vc tem tanto jeito e tantas ideias pra contar, q tem mesmo q dividir com a gente. parabéns!

7:42 AM  

Post a Comment

<< Home